sábado, 16 de julho de 2011

Colecionismo

Coleção de HQ
O colecionismo é a prática que as pessoas têm de guardar, organizar, selecionar, trocar e expor diversos itens por categoria, em função de seus interesses pessoais. Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Colecionismo
Colecionar é prejudicial? Colecionar em si não prejudica ninguém, por isso essa pergunta deve ser feita ao próprio colecionador. Se colecionar alguma coisa tornou-se um comportamento compulsivo que afeta o trabalho, família, relacionamento com amigos, ou aumentando suas dívidas, então sim, está prejudicando a vida do individuo. A pessoa deverá ser encaminhada a um terapeuta (Psicólogo). Mas precisamos lembrar que a pessoa só poderá ser tratada se ela desejar isso, ninguém pode ser levado à força, se for contra a vontade, então o tratamento não irá funcionar.
Se tanto o colecionador como a família e amigos não sofrem nenhum prejuízo, colecionar será um ato prazeroso, um Hobby (passatempo), que pode gerar benefícios ao colecionador: redução do stress, um passatempo divertido que ajuda a memória e a concentração. Há pessoas que se divertem dançando outras que se divertem colecionando, as substancias de prazer liberadas no cérebro funcionam da mesma forma, o importante é a pessoa estar feliz com ela mesma e não prejudicar ninguém com isso. Para o colecionador é uma grande emoção quando possui um item raro e caro que poucos possuem. Nem todas as pessoas são iguais (ainda bem) cada uma tem seu jeito de se divertir. É prazeroso trocar e conversar sobre objetos colecionáveis com os amigos, quem já fez isso sabe o quanto é divertido.
Colecionar alguma coisa decorre de alguma frustração da infância? Sim e Não! As características de nossa personalidade são formadas em nossa infância, tudo que somos ou fazemos depende do aprendizado que tivemos durante as fases de nosso desenvolvimento. Trazemos características de nossos pais e do ambiente onde crescemos. Uma pessoa que não teve brinquedos na infância e sempre quis ter pode tornar-se um colecionador na fase adulta, mas também há pessoas que sempre tiveram brinquedos e mesmo assim colecionam na fase adulta. Nesse caso não é necessariamente uma frustração, mas para esse indivíduo, colecionar determinados brinquedos ou objetos o conduz a boas lembranças do passado, um objeto pode trazer lembranças de momentos felizes da vida do individuo. Pode-se colecionar alguma coisa por admirar a arte (colecionar quadros), admirar a perfeição dos detalhes como nas miniaturas de carros, por gostar da habilidade do artista como podemos ver nas atuais HQs com seus desenhos perfeitos, pela história que o objeto pode nos contar (colecionar moedas antigas), ou também por se identificar com determinada história ou personagem (colecionar tudo do Star Wars).
Não podemos esquecer que muitos colecionadores não colecionam apenas por prazer, mas também para fins comerciais. Um colecionador esperto terá sua coleção própria e itens para a venda que com o tempo poderá gerar lucros. Há diversos objetos antigos valiosos e raros que valem fortunas aos colecionadores.
Superman N 1 (Vendida por 1Milhão)
Ex: a edição numero 1 do Superman é carrísima, só existe uns 100 exemplares no mundo, uma dessas foi vendida em leilão por 1 Milhão.
Ex: Primeira aparição do Batman em HQ - Na década de 1960 um cara comprou a edição por apenas RS$ 100 e recentemente a vendeu por RS$ 1,075 Milhão de dólares. Segundo fontes é a HQ mais cara já vendida na história.












Algumas coleções legais:
  • Coleção de carrinhos Die-cast. Miniaturas, como Hot Wheels, Maisto etc... (vou falar mais sobre isso em outra postagem).
  • Coleção de cartas Magic. É um baralho de estratégia, tão inteligente quanto o xadrez. http://pt.wikipedia.org/wiki/Magic:_The_Gathering
  • Coleção de Gibis e HQ. (Há edições antigas de HQ que são extremamente valiosas para a venda)
  • Moedas (Moedas antigas valem muito para os colecionadores e ainda contam fatos históricos).
Cartas Magic

Um comentário:

  1. Bom Dia!

    Nos dias 27 e 28 de janeiro ocorrerá o leilão de coleções e curiosidades,destaque para os diversos lotes de "PLAYMOBIL" segue abaixo o link do nosso catálogo

    https://www.levyleiloeiro.com.br/leilao.asp?Num=249

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...