sábado, 17 de dezembro de 2011

PLANETA DOS MACACOS


Planeta dos Macacos e Planeta dos Macacos A Origem, são os 2 filmes mais atuais baseados no livro La planète des singes do autor Pierre Boulle.
Se você ainda não assistiu aos filmes, então não leia o resto desta reportagem, pois terei que falar sobre o final do filme.


O filme de 2001 conta a historia de um astronauta que em busca de seu chimpanzé, perde-se no espaço viajando através de buracos negros ou tuneis temporais. O astronauta acaba aterrissando em um planeta onde os humanos primitivos são escravizados por Macacos humanóides inteligentes. Após fugir dos macacos inteligentes o astronauta chega a conclusão de que em conseqüência de sua viagem no tempo, houve uma divisão temporal (se é que posso chamar assim)onde sua base de pesquisa espacial caiu no planeta milhares de anos antes de sua chegada (conseqüência dos tuneis temporais). Como na base havia macacos que estavam em fase de desenvolvimento da inteligência, o astronauta concluiu que os tais macacos teriam derrotado os cientistas e fugido. Milhares de anos passaram e os macacos após um desenvolvimento evolutivo teriam virado os Símios humanoides que agora os perseguiam. O filme confunde algumas pessoas mais ainda no final, quando o astronauta volta para a terra e depara-se com uma mudança grave: a terra está dominada pelos macacos humanoides. A partir deste final falaremos sobre o segundo filme.


Planeta dos Macacos: A Origem
Este segundo filme tenta explicar como os macacos teriam dominado a terra. Tudo começa em um laboratório de pesquisa que utiliza macacos para experimentos científicos. Um cientista acaba descobrindo uma formula capaz de curar a doença de alzheimer de seu pai. A mesma formula é utilizada em macacos, mas o organismo dos chimpanzés reage de forma diferente, os torna macacos inteligentes. O cientista acaba criando na sua própria casa o macaco mais inteligente criado no laboratório, este macaco com o passar dos anos evolui e passa a pensar como um humano. Com isso o macaco evoluído passa a comandar um grupo de outros macacos com inteligência desenvolvida e então surge uma rebelião de macacos evoluídos. Por fim, o filme explica que os macacos fugiram para uma floresta onde passariam a viver. E a mesma formula que os tornou inteligentes acaba matando a população do planeta terra. É neste ponto que o filme liga-se com o anterior. Supomos que no primeiro filme o planeta está dominado por macacos em decorrência do extermínio dos humanos.


      A história original do livro é diferente dos filmes, mas a base é a mesma, por isso o melhor seria ler o livro e assistir os filmes. Mas para quem não leu o livro é possível discutir umas teorias sobre os filmes. É um tanto confusa a explicação, por isso recomendo assistir o filme. Quem entende sobre teorias de viagem no tempo tem mais facilidade para absorver o que é explicado no primeiro filme.
    No primeiro filme o planeta dos macacos aparenta ser outro planeta e não o planeta Terra. Mas então como é possível o astronauta ter encontrado os mesmos macacos quando voltou a Terra? Teríamos que deduzir que o planeta dos macacos seria o planeta Terra milhares de anos no futuro! Ou seria outra dimensão do espaço? Se os macacos dominaram o planeta Terra como mostra em A Origem e também no final do filme de 2001, quando o astronauta é capturado há milhares de anos no futuro, os macacos já deveriam ter dominado a tecnologia humana. O que ficou é muitas dúvidas e pouca explicação! Mas mesmo assim o filme Planeta dos Macacos A Origem é ótimo e merece ser assistido.

 Filmes:
Planeta dos Macacos (1968)
Planeta dos Macacos (2001)
Planeta dos Macacos A Origem (2011)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...