terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Lanterna Verde (Green Lantern)

Lanterna Verde é o nome dado aos membros de uma tropa responsável por defender determinados setores do universo. Utilizam anéis geradores de energia verde como fonte de poder.
Os Lanternas são comandados pelos Guardiões, que são seres superiores (Quase Deuses) que criaram os anéis, e formaram a Tropa dos Lanternas para monitorar todos os setores espaciais. Os Lanternas Verdes são uma espécie de policiais do espaço.
No filme o anel do alienígena Abin Sur escolhe Hal Jordan que se torna o primeiro Lanterna Verde Humano, isto está correto em parte, pois houve outro Lanterna Verde Humano antes do Hal chamado Alan Scott. A diferença é que Alan Scott o primeiro Lanterna não foi escolhido pelos anéis dos guardiões, ele teria fabricado seu próprio anel a partir de um pedaço de meteoro que caiu na terra, meteoro chamado Coração Estelar (isso não é explicado no filme, apenas nas HQ). 

Alan Scott é membro da Sociedade da Justiça, um grupo criado na Segunda Guerra Mundial, já o Hal Jordan é membro da famosa Liga da Justiça, seus principais integrantes são: Mulher Maravilha, Batman, Super-Homem, Flash, entre outros.
Outros Humanos já foram escolhidos para ser Lanterna Verde na ausência do Hal Jordan, eles são: Guy Gardner, Kyle Rayner, e John Stewart. O Lanterna John Stewart apareceu muito nos desenhos animados da Liga da Justiça, a explicação é que John é um Lanterna Verde reserva.

O anel precisa ser recarregado usando a lanterna verde a cada ciclo do planeta de seu portador, no caso, o anel do Jordan precisa ser recarregado em 24 horas, o ciclo do planeta Terra. O anel pode formar qualquer objeto imaginado pela mente de seu dono, de acordo com a força de vontade, transformando sua energia em qualquer objeto físico imaginado, que irá desaparecer quando seu portador deixar de imaginar.
No filme Hal enfrenta a entidade chamada Parallax, que é composta de energia Amarela proveniente do medo. Nas historias em quadrinho, Hal foi possuído por Parallax tornando-se Lanterna do mal até conseguir se libertar.

O famoso juramento falado pelos Lanternas Verdes já teve diversas traduções no decorrer dos anos, então dependendo da fonte da pesquisa pode-se encontrar o juramento escrito de outra forma. Mas atualmente a editora Panini responsável pelas publicações do Universo DC (Lanterna Verde, Liga da Justiça, Batman, etc.) traduz da seguinte forma:
“No dia mais claro, na noite mais densa,
o mal sucumbirá ante a minha presença.
Todo aquele que venera o mal há de penar,
quando o poder do Lanterna Verde enfrentar!”

Nesse site tem todo histórico dos Lanternas e cronologias: 
Pagina do filme:

Um comentário:

  1. Muito bom o filme! Pena que não é muito longo, poderiam ter feito mais cenas com o uso do anel!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...