segunda-feira, 19 de março de 2012

GTA IV – Crítica (CADÊ AS COISAS??)

Ultimamente ando me decepcionando muito com os jogos lançados. A critica da vez é o famoso GTA IV.
Sim, antes de criticar vou falar dos pontos positivos. Os gráficos estão muito bons, os carros mais reais, com marcas de batidas e partes amassadas, buracos de bala, marcas de sangue, o fogo queimando os pneus, o motor incendiando até explodir, o personagem voando para fora do pára-brisa quando bate forte em um muro, o carro deixa de funcionar após algumas batidas, varias situações ficaram muito mais realistas que os GTA anteriores.
Mas como já falei em outra reportagem sobre os jogos de futebol, os produtores estão se preocupando muito com os gráficos melhores e estão esquecendo da diversão. Não quero gráficos lindos só para ficar assistindo. Também quero um jogo que me divirta.
O jogo GTA IV adicionou muitas características de realismo que os anteriores não possuíam, porém, o que me decepcionou muito foi a retirada de diversas opções que havia no San Andreas.

O que o GTA IV não tem e que me decepcionou:
1 Só tem uma cidade, não tem como visitar o deserto, montanhas, cidades do interior como havia no San Andreas. O mapa do GTA IV ficou muito menor e com poucas opções.
2 Cadê as bicicletas??? Que decepção saber que as Bikes usadas no San Andreas foram simplesmente excluídas do GTA IV.
3 O personagem nada, mas não mergulha?? Ao menos até agora não encontrei um modo de mergulhar.
4 Cadê as características de RPG? No San Andreas o personagem engordava, emagrecia, evoluía o fôlego a vida aumentava. Evoluía a habilidade com as armas, a habilidade como motorista. Podia malhar para aumentar a força e músculos. Cadê isso?
5 Cadê a possibilidade de mudar a cor de cabelo, tatuagens, andar de cueca pela rua, características que faziam cada jogador controlar um CJ completamente diferente do outro. Cadê???
6 Também não se pode mais tunar os carros no GTA IV, temos que aturar dezenas de carros parecidos andando pelas ruas. Não dá para colocar nitro.
7 Os cidadãos de GTA IV são muito santos e pacíficos, cadê aqueles motoristas malucos de San Andreas que nos perseguiam quando batíamos nos carros deles. E os acidentes de transito que faziam carros em alta velocidade se empilharem nas auto-estradas. Os motoristas são extremamente lentos. Cadê a realidade?
8 E as garagens fechadas para guardar os carros?? Cadê??
9 Não dá para comprar casas???
10 NÃO TEM AVIÃO???? Não tem aqueles saltos de PARAQUEDAS INCRIVEIS do San Andreas???? Mas que merda de jogo fizeram então??? Melhoraram os gráficos e tiraram tudo o que tinha de melhor.
Depois de saber que retiraram tudo isso, descubro que incluíram coisas muito bestas como: Matar 200 pombos pela cidade, MEU DEUS QUE DROGA É ESSA??? Retirar todos os itens importantes como o pára-quedas e incluir caça ao pombo??? O que vai ser no próximo, atropelamento de vacas??? Ao invés de aumentar a habilidade com armas vai aumentar a habilidade do peido?? Que ridículo essa dos pombos!! Na próxima vez que eu jogar, me recuso a completar uma missão tão imbecil!

FIQUEI MUITO DECEPCIONADO ao saber que o famoso GTA foi reduzido pela metade. Espero que no GTA V coloquem tudo de novo o que excluíram e retirem estas missões bestas de matar 200 pombos. E novamente deixo a crítica, não adianta colocar gráficos dignos de filmes e retirar todas opções divertidas.

19 comentários:

  1. É simples, o GTA IV é um género de um teste, agora no GTA V é a versão final, o GTA V é uma mistura de todos os GTA's num unico jogo

    ResponderExcluir
  2. Esperamos que o GTA V venha bem completo, com tudo o que havia no San Andreas.

    ResponderExcluir
  3. mais cara oque vc tem que concordar é que podem ter tirado varias coisas mas a realidade aumentou na minha opnião o game melhorou e se vc ta tão encomodado com o gta 4 vouta a jogar gta sandreas.

    ResponderExcluir
  4. Sim, os gráficos melhoraram bastante, mas os produtores se preocupam muito com gráficos e tornar o jogo real que esquecem que alguns jogadores não querem ficar apenas "assistindo" o jogo, também queremos jogar! E o GTA IV ficou muito limitado em comparação ao San Andreas. É um bom jogo, mas é limitado.

    ResponderExcluir
  5. o gta iv infatizou a realidade...não é qualquer um que pula de parauedas ou faz as barbaridades como roubar um avião quenem no san andreas dá pra fazer...não é qualquer um que sai colocando nitro e tunando os carros ou compra 10 casas..o jogo foi baseado na realidade de um clandestino nos eua...uma pessoa sem oportunidades...por isso vc não pega avião...demora pra pegar armas e como passa tempo(minigame)muito melhor matar pombos doque procurar conchas ou ferraduras! o jogo humilho os outros gta's devido a realidade apresentada e não o mundo fantasiozo infatizando a realidade do san andreas!

    ResponderExcluir
  6. De fato, muitos elementos presentes no GTA SA não apareceram no IV. Os principais compensadores dessas perdas no novo game são, claro, os gráficos e a física, que oferecem um cenário fértil para façanhas de todos os tipos!

    ResponderExcluir
  7. Sim, tem ótimos gráficos, tem uma física incrivel em comparação com os anteriores, é verdade que o jogo oferece muitas possibilidades para barbarizar nas ruas, principalmente com seu modo online. Mas tomdos ficam admirados com as qualidades de GTA IV e esquecem de tudo o que foi retirado, todas as outras possibilidades que haviam no San Andreas. Cara! tirar a possibilidade de mergulhar?? isso é uma habilidade básica, nunca deveria ser retirado. E as Bicicletas??

    O jogo visa a realidade, mas quer dizer que o personagem pode pegar um helicóptero do exército, sair explodindo tudo, mas ele não consegue mergulhar?? Que realismo é esse?

    ResponderExcluir
  8. nao gostei muito de suas criticas,pois apesar de ter uma cidade da para perceber que ela é bem detalhada,bem sim poderia tem bicletas e a possibilidade de tunar carros afinal,nova iorque a maior cidade do mundo com o mesmo carro passando sempre pela rua é fogo né,as caracteristicas de rpg vao ser resgatadas no gta V ainda bem mas,porém,nao é um mar de maravilhas pois n vai dar para engordar ou ter musculos tao exaltados como na sequencia anterior,na verdade eu achei os cidadoes de LB bem bravos afinal qualquer graça eles ja vem pra cima de voce como um monte de zumbi rsrsrs,oque deveriam melhorar é o sistema de combate fato indiscutivel -.- cara é papo esse negocio de garagem achei melhor asim pois vc nao precisa esperar a garagem abrir ate pegar o carro sério,COMPRAR AVIAO É PAPO QUE NAO BATE AS BOLAS,cara a cidade de liberty é muito pequena o propria rockstar afirmou que nao dava para colocar aviao por esse fato DESCUPE CARA MAS VOCE DEVERIA SE INFORMAR MELHOR ANTES DE JOGAR UMA ´´OPINIAO´´ DESSAS NA INTERNET ,ACHEI RIDICULO ALGUMAS DELAS,BOM ESSA É MINHA OPINIAO OBRIGADO A TODOS ABRAÇOS !!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu sei que a Rockstar não colocou avião porque a cidade é pequena, mas pergunto: porque fizeram uma cidade pequena após ter feito uma enorme no San Andreas? Poderiam ter feito uma cidade um pouco maior e dava sim para ter colocado alguns aviões, mesmo que fosse aqueles pequenos. Daria para voar de uma ilha até outra.

      E TODO O RESTO que ficou faltando? Que DESCULPA a empresa usou para não colocar um personagem que mergulha? O mar é muito pequeno? (kkkkkkk)

      Quanto as demais críticas JOGADAS NA INTERNET (kkkk), é necessário já que os fãs costumam aceitar tudo o que a empresa faz sem criticá-la, saiba que uma empresa só melhora quando alguns jogadores corajosos não ficam puxando o saco e decidem criticar o que está errado ou faltando.

      Reforço dizendo que acho o jogo muito bom, mas se não criticarmos a empresa vai pensar que os fãs aceitam qualquer merda que for lançada.

      Excluir
  9. GTA5 é uma porcaria. Já que o jogo foi baseado na realidade de um clandestino nos EUA, que desbloqueassem então todas essas coisas quando voce zerasse o jogo. Agora zerar, para depois voltar a jogar a mesma pasmaceira? Ridiculo, cheguei a ter 400.000 USD de dinheiro recebido nas missões, mas nem uma casa a venda, nem carros a venda, nada. tive que gastar tudo em taxi e armas. Isso é realidade?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente o gta4 foi sem muita opção, principalmente depois q termina a história, não tem muito o que fazer no jogo. Ficar catando aquelas 100 pombas é uma droga. Também não tem nada de itens secretos. Só um carro!

      Excluir
  10. 1 - Cara... Isso foi meio tenso. A resposta é: simplesmente porque o enredo se resume àquela cidade. O lance dos distritos foi uma super dentro, na minha opinião.
    2 - Numa cidade elitista onde há sempre algum motorista maluco e quase não se veem motos, a troco de que iriam colocar bicicletas no game, meu amigo? Você ia mesmo atravessar um distrito inteiro de bicicleta? Tenso.
    3 - Essa daí é sem resposta mesmo, um dos erros mais feios do jogo.
    4 - Aqui você tocou num ponto interessantíssimo... Vamos lá!
    Entenda a diferença entre Niko Bellic e Carl Johnson:
    * Niko é um ex-membro do exército vermelho, que foi um dos 3 únicos sobreviventes na tal emboscada que você deve conhecer e blá, blá. No decorrer do jogo alguns npcs exaltam as habilidades que ele construiu ao longo da vida, sejam elas habilidades de luta corpo-a-corpo, com armas, com veículos, etc. Tudo o que o Niko é foi construído num passado pré-Liberty City. Diria até que o Niko que controlamos deve ser uma sombra do que já foi antes. Mas o importante daí é compreender que nós TRABALHAMOS COM NIKO. Não importa o que você faça ou deixe de fazer, ele já é um cara pronto e não vai evoluir ou regredir por causa disso.
    * Carl é um favelado (entenda o que eu quero dizer com este termo), magrelo, sem jeito e que começou o jogo sendo zoado pelo seu "amigo" Ryder, que mandou ele ir ganhar músculos. No decorrer do jogo, Carl vai evoluindo a partir do modo que "se cuida": ganha músculos, fica gordo, magro, ganha fôlego. É um personagem em constante evolução, para o bom ou para o mau. Isso se dá igualmente a respeito da sua perícia com armas, veículos, combate corpo-a-corpo. Totalmente ao contrário de Niko, que já veio feito de tudo que passou na sua vida e está "decaindo", CJ era um zé ninguém que começou a ganhar experiência e... digamos... subir de nível de acordo com a maneira que é "criado". A partir disso você deve compreender que VOCÊ É CARL JOHNSON. Os conceitos de evolução e involução do personagem estão diretamente ligados à maneira com que (você) é cuidado.
    Exatamente por isso não temos as características de RPG que você citou com nosso amigo europeu.
    5 - Tome por base a resposta anterior acrescida deste detalhe: Niko não está lá para se divertir, mudar seu estilo de cabelo ou esse tipo de coisas. Iria contra a essência do personagem andar por aí de cueca ou com um black power.
    6 - Não vou rebater isso, porque já é uma coisa de opinião mesmo. Eu, por exemplo, acho a simplicidade e os detalhes gráficos da versão IV muito melhores do que aqueles carros criados. Única coisa que poderia fazer falta são os nitros, mas você ganha pelo menos dois carros que fazem você esquecer disso rapidinho em missões.
    7 - Temos que ver qual dos dois é mutante, porque no meu as coisas são bem mais caóticas do que no San Andreas. kkkkkkk
    8 - Igual ao mergulho é algo que realmente faz falta também. Pelo menos é amenizado com o estacionamento para hóspedes na frente das Safehouses.
    9 - Qual a necessidade de comprar casas se você vai ganhando elas ao longo do jogo? Ainda mais que são bem divididas entre os distritos, sem falar que não tem desculpa de "ai, tem que ter casas perto" sendo que tem facilidade de chegar até elas com um táxi. Bah! Besteira sentir falta disso. :p
    10 - Já foi respondido por outra pessoa lá em cima. o/

    Sobre a missão das pombas... Bom, é uma missão tão sem sentido quanto a de achar conchas no mar na versão San Andreas. LOL
    Não faça parecer que as side quest de GTA IV se resumem apenas às pombas, ou você esqueceu de todas as pessoas que você ajuda paralelamente à história no decorrer do jogo?
    Bom, é isso aí. o/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pela visita e pelo texto detalhado! Vou comentar apenas alguns itens.
      2- Quanto ao fato de não colocar bicicletas. Não significa q vc vai andar a cidade toda com ela. Por acaso Nova York não tem bicicletas na cidade? Se era para ser real, deveria ter mais realismo.
      4- Quanto ao Niko não precisar evoluir, concordo que não poderia evoluir as mesmas habilidades do CJ. Mas outras habilidades e elementos de RPG poderiam ser incluidos. Uma pessoa ainda precisa comer para manter o peso e musculos.
      5- Concordo que ficaria estranho o Niko com cabelo Black Power kkk, mas não significa que ele não possa usar algum boné, deixar a barba crescer, alias, combinaria com ele.
      6- Sim o GTAIV tem gráficos bem melhores que o S.A., mas os carros são muito repetitivos, poderia ter mais modelos.
      7- Vejo poucos acontecimentos dos NPCs no GTAIV. No SA tinha mais brigas de rua entre motoristas que batiam o carro, no gtaiv eles apenas correm atrás do Niko, mas quase não brigam entre eles.
      9- Senti muita falta das casa com garagem, e a graça de um jogo é batalhar para comprar as casas e não ganhar um ap de graça por matar um playboy, isso não é real.
      10- Quanto aos aviões, por mais desculpas que inventem, que a cidade é pequena, que não tem necessidade de avião, etc. Lembram do GTA:Vice City? A cidade era bem pequena, tinha um pequeno avião e era muito útil e divertido voar nele.
      No GTA:SA a medida que você ia catando conchas, fotos e outras besteiras ao menos liberava itens a cada 50 porcarias coletadas, e o GTAIV o que liberou com as cansativas 100 Pombas? nem me lembro de tão chato que foi. Deveria ao menos liberar uma arma interessante no ap do Niko.

      Excluir
    2. 2 - É como eu disse, rapaz... As motos já são escassas na cidade, não tem espaço para bicicletas mesmo. D:
      4 - O Niko não parece interessado em manter músculos ou coisas do tipo, isso já é da essência do personagem.
      5 - Tem chapéus, ué. Sem falar que tem os óculos também. O lance da barba seria interessante, mas se fosse crescendo com o tempo, porque é como eu disse antes também: você trabalha com Niko, você não é ele, ou seja, você não pode sair por aí mudando o estilo dele completamente para o que você ache interessante/engraçado. Se tivesse essas opções de corte de cabelo, barba e essas coisas iria contra a essência do jogo.
      6 - Como eu disse, isso é mais gosto pessoal mesmo. Eu, pelo meu lado, prefiro os carros com visuais mais simples, você prefere tunar eles e tal. É como dizem: gosto não se discute. :p
      7 - Mas veja que o jogo é movimentado da maneira que a cidade permite. Há crimes não cometidos por você, assim como há ladrões correndo dos policiais, ambulâncias indo buscar feridos, pessoas pregando na rua.
      Não é como se as pessoas de Paris fossem agir como as pessoas do Brooklyn (compreenda o que eu estou dizendo aqui também). kk
      9 - Não esqueça que as casas continuam tendo garagem, apenas são externas. E... Casas eram caras no GTA SA e dinheiro era uma coisa bem difícil de se conseguir sem cheats. Para conseguir comprar umas 5 casas você precisaria de muuuuuuito tempo e ainda mais tempo se comprasse armas. '-'
      A maioria das casas que você ganha no GTA IV têm uma história em torno delas, ou você não percebeu isso? Essa do Playboy, por exemplo, foi dada a você porque o Dwayne (proprietário do apartamento) não quis ficar com ele, para não se sentir mal pelo seu "amigo". o/
      10 - Se a própria Rockstar se posicionou a respeito disso dizendo que foi por causa do tamanho da cidade, quem somos nós para duvidar? kk
      Sem falar que rolam boatos sobre as reproduções do 11 de setembro e tal, você já deve ter ouvido falar sobre isso, se se informa sobre o assunto mesmo. o/

      Sobre as side quest... Bom, acho que você provavelmente fazia elas depois de acabar a história do jogo, certo? Me diga qual a utilidade de uma arma nova ou qualquer coisa do tipo quando não se tem mais nem um desafio real no meio do jogo? Se for analisar, a utilidade das conchas, pichações é proporcional à das pombas. Ah, e são 200. kkkk

      Excluir
    3. -Não tem espaço p/ bicicletas? Deixa pra lá! kkkk
      -Quanto ao Niko, não significa q precisava ter a característica de aumentar músculos, poderia ser qualquer outra de evolução. Um pensador disse "ninguém está plenamente pronto". Mesmo em um cara como o Niko sempre haverá o que aprender ou aprimorar. Até Rock Balboa teve que treinar de novo nos outros filmes, e ele era um lutador pronto. E essa de trabalhar com o Niko, depende do ponto de vista. Quem controla ele é o jogador, e se um jogador quer que ele se pinte de vermelho e pule de um prédio cantando o hino do time... O objetivo de GTA é liberdade, desde o principio, a criação de um mundo aberto com total liberdade, GTAIV privou bastante essa liberdade em comparação com o jogo anterior. Ele ficou muito parecido com o jogo Driver.
      - Quanto aos carros, me referi a variedade de carros, deveria ter mais modelos.
      - Em SA juntei grana para comprar casas sem usar códigos. Essa era a graça para mim. E essas vagas na rua são práticas, mas por outro lado são péssimas, coloquei uns caros lá, e depois de uma confusão q criei, com tiros, policia, carros batendo, etc. Meus carros da vaga acabaram explodindo, e acabei perdendo os 2. Isso não acontecia quando estavam em garagens fechadas.
      - Quanto aos aviões, volto a citar Vice City, mesmo sendo cidade menor que GTAIV eu me diverti bastante com aquele aviãozinho. E se as produtoras forem se basear em 11 de setembro, bom, então devemos acabar com todos jogos q envolvam aviões, tiros, terroristas e todos que se passam na cidade das torres gêmeas. Foi preguiça mesmo da Rockstar, dava mais trabalho incluir um avião de pequeno porte. kkk
      - E as Pombas, como eu fiz a loucura de catar elas antes de terminar o modo história, poderia liberar itens, ao menos a cada 20 pombas, seria mais interessante. Mesmo que liberasse apenas itens fracos.

      Excluir
  11. - Amigo, o que eu disse foi: Se motos já são escassas, onde entram as bicicletas? Só por capricho? Ué. .-.
    - Você não entendeu (ou fingiu não entender) bulhufas do que eu falei sobre "trabalhar com o Niko". Uma pena. rs
    - Isso sobre os carros já disse que não é legal de discutir, pq é totalmente subjetivo. kk
    - Você juntou tanto dinheiro assim? Uau! Mas hein, tanto mapa no jogo e você vai fazer uma coisa dessas bem na frente de uma safe house com seu carro estacionado? Problema aí não foi do jogo não, hein? Bom senso é legal. :x
    - Pera... Preguiça? Você viu GTA V? Deve ter visto, sim. Red Dead Redemption? Tem coragem de dizer que uma empresa dessa tem preguiça sobre colocar coisas assim em jogos chaves? lol
    Sem falar que o jogo tem helicópteros, que são bem mais detalhados do que aviões por causa dos movimentos das hélices e tal. Então... Peraí, né? :p
    - Rapaz, as pombas são parte de uma side quest típica de um jogo open world, rapaz. Há trocentas outras espalhadas pelo jogo, você tá sendo cabeça dura quanto a isso também. Enfim, é isso aí. o/

    ResponderExcluir
  12. Eu também já explodi carros sem querer naquelas vagas. Achei ruim por isso. Poderia ter as vagas e também garagens. É bem normal armar confusão e na fuga correr para a casa para salvar o jogo e nessa zona os carros estacionados acabam explodindo. As vezes não tem como evitar isso.

    Não entendi o sentido de Cabeça dura quanto as Pombas, eu também achei um saco encontrar todas. Só fiz mesmo para completar 100%.

    ResponderExcluir
  13. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  14. Gta 4 as pessoas todas brigas,tem jeito de ter gangues no gta iv de ps3,ele pode ser limitado online ele e bom. e gta iv tem carros que o san andres, os carros de san andres sao mais repetitivos do que no iv, no gta iv agente percebe isso facil,porque os carros do gta iv sao so carros de hoje e gosto muito de gta iv

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...