domingo, 25 de março de 2012

A Invenção de Hugo Cabret (Crítica)

Eu sempre assisto estes filmes que são indicados ao Oscar com esperança de que desta vez o filme será bom.
O filme fala sobre um menino Hugo Cabret que não inventa nada (não entendi o motivo do titulo), ele apenas conserta um robô que já está inventado. Até o meio do filme prestei bastante atenção, pois estava aguardando o momento em que o filme iria explicar o funcionamento do robô e explicar como o robô era capaz de fazer um determinado desenho, como ele fazia aquele desenho, e também aguardei para saber se o robô faria outros desenhos. Então veio minha decepção, o robô fez apenas um desenho e... O filme simplesmente passa a contar a história do cinema??!! Girando em torno de um personagem ex-diretor de cinemas?!?! O Hugo Cabret torna-se um mero coadjuvante, e o robô simplesmente fica parado até o fim do filme.
Não poderia nem dizer a vocês se eu achei o filme bom ou ruim, pois simplesmente NÃO SEI! Não há invenção nenhuma, o robô que eu pensava que seria o ponto central não faz mais nada, não é explicado seu funcionamento, porque ele era programado para desenhar, se ele fazia mais desenhos, como ele desenhou uma cena de cinema, entre outras perguntas que ficaram vagando pelo ar como moscas. Se o ponto central era a história do cinema, então não tem sentido ficar enrolando o filme com um menino e um robô.
Só poderia ser mais um filme esquisito indicado ao Oscar, apenas porque o diretor tem um nome famoso na praça o tem o melhor amigo como jurado, e críticos cegos de amor que puxam tanto o saco que o diretor do filme já o está arrastando no chão. Como muitos outros, e as pessoas por modismo acreditando que é um filme incrível. Já vi filmes muito melhores que nem mesmo foram citados na marmelada do Oscar.

4 comentários:

  1. o filme é perfeitamente ótimo, se você assistisse ele de novo você iria entender o titulo, leia o livro também antes de ver o filme. Entendi o motivo de o robô desenhar um desenho, pois era uma mensagem do pai, no qual o desenho era um cenário de ex-diretor de cinema.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim. Imagino que o livro tenha mais conteúdo e deve ser melhor, ainda não li. Mas acredito que misturaram muita coisa para usar como um motivo para contar a historia do cinema. Nem seria necessário existir o tal robô. Também entendi que o desenho mostra cena de cinema.

      Mas achei chato, a partir do meio do filme ele quase se transforma em um documentário sobre historia do cinema. E eu esperava mais do filme.

      Excluir
  2. Toda opinião é valida!
    Mas a historia tem muitas falhas, talvez o livro explique melhor. Como o menino viveu tanto tempo fazendo a manutenção de relógios gigantescos sem ninguém mais entrar lá? Isso é impossível de acontecer, primeiro porque ele não conseguiria fazer a manutenção de tudo. E quando quebrava alguma peça daquele enorme relógio ele conseguia as peças aonde? tinha uma bolsa magica que teletransportava? Uma estação de Trem enorme e ninguém entrava nas áreas de manutenção, apenas um garoto?

    ResponderExcluir
  3. Para mim também o óscar é marmelada. Um exemplo é o fato da magnifica animação "Rio" não ter ganho nada, nem um premio, concorreu a melhor musica mas não ganhou. Isso já era esperado, sabemos que o óscar sempre foi e será extremamente injusto.

    O filme Rio merecia ganhar até mesmo como a melhor animação. Por isso nunca mais assisti o óscar e também desconfio dos filmes que são indicados por uma questão de marketing e "amizades internas".

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...