quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Tutorial - Internet no PS3 com roteador


O Playstation 3 vem com wireless, capacidade de acessar internet sem fio. Mas muita gente não sabe como instalar o roteador.
Cada marca de roteador tem algumas diferenças na instalação, vou explicar como instalar usando um roteador da marca - TP-Link Wireless N 150mbps antena de 5dBi modelo TL-WR740N. Minha rede é da NET. Ou seja, não tem discador nem senha para conexão normal. Mas será necessária uma senha para conexão sem fio.
1º Instalar o roteador: Se você tem um modem de internet, desligue-o da tomada. Retire o cabo Ethernet que vai de seu modem até o computador e ligue esse cabo atrás do roteador (veja o manual para saber qual buraco enfiar). E o roteador também terá um cabo Ethernet que sairá dele (roteador) e será encaixando no buraco do PC onde seu modem estava antes. Coloque tudo na tomada e veja se seu roteador tem um botão de Ligar/Desligar – deixe ligado o botão.
2º Ligue o computador. Quando você compra um roteador ele vem com um CD de instalação. Abra esse CD para iniciarmos a instalação. Se o CD pedir o modelo do roteador, verifique na caixa o modelo exato. No caso do TP-Link o CD vai verificar se encontra a conexão. Se ele acusar que não está encontrando sua rede, pode ser necessário retirar o modem da tomada e reiniciar o PC novamente.
3º Voltando ao CD de instalação: O CD da TP-Link vai pedir para você selecionar o tipo de conexão, IP dinâmico, IP estático, PPPoE (se tiver discador). Como minha instalação é da NET e vai apenas do PC para PS3, selecionei a opção IP dinâmico. Em seguida ele vai mandar você selecionar um nome de usuário da rede Wireless e uma senha (talvez peça a senha no próximo passo). Coloque uma senha de uns 10 caracteres (anote-a para não esquecer).
4º O CD da TP-Link vai dar 3 opções: a) segurança avançada WPA2-PSK, b) segurança Padrão WEP -128 bits, c) sem segurança. Recomendamos selecionar a Segurança avançada WPA2.
5º O TP-Link vai testar a conexão novamente e verificar as configurações. Se ele não encontrar a conexão pode ser necessário retirar novamente o modem da tomada, talvez até reiniciar o PC. No meu caso funcionou depois de fazer isso, o roteador encontrou a conexão.
6º PS3: Agora vamos para o videogame. Ligue o aparelho e vá até o menu Configurações – configurações de rede – configurações de conexão a internet - Primeiro tente selecionar as opções – conexão sem fio – Fácil e tudo que puder ser de detecção Automática, ele vai pedir seu nome de usuário da rede wireless e senha (a que você criou quando instalou o roteador). O PS3 vai verificar se encontra sua rede. Se tudo der certo de primeira vai aparecer tudo EXITO no teste, sua instalação estará completa (só não terá êxito na network, confira o passo nº9). Mas se estiver faltando alguma coisa ele vai dizer que há FALHA de conexão.
7º Falha na conexão do PS3: Geralmente essa falha na conexão ocorre por culpa do IP que o PS3 não esta reconhecendo. Então será necessário colocar todos os números manualmente. Volte todo os procedimentos do menu e ao invés de selecionar a opção fácil e tudo automático terá que selecionar as seguintes opções: – você vai ter que selecionar a opção Personalizado – sem fio – WLAN Manualmente – coloque usuário (SSID) – em segurança escolha WPA2-PSK (se foi esta que você escolheu quando instalou o modem, senão terá que escolher outra) – Chave WPA é sua senha wireless – Configuração de IP, escolha MANUAL, aqui é que você terá que colocar o IP do computador -. Vai aparecer uma lista de 5 itens para inserir números do IP. Você precisa voltar ao computador para descobrir qual IP ele está usando neste dia. Para isso vá no menu Iniciar – Executar – escreva “cmd” (vai abrir janela preta) – escreva “ipconfig” – se deu certo vai mostrar um monte de numero, seu IP atual e mascaras de sub-rede, anote todos números para colocá-los no PS3.
Outro modo de achar IP (Windows XP): Iniciar – painel de controle – conexões de rede – conexão local – aba suporte – detalhes – Vai aparecer IP, mascara de sub-rede, servidor DNS, etc., anote todos os números.
Agora coloque todos estes números anotados na configuração de IP do PS3: IP, sub-rede (ex: 255.255.255.0), rot padrão (acho q é DHCP), DNS 1, DNS 2.
Nas próximas opções escolha – MTU automático – Proxy não usar – upnp habilitar – e por último TESTAR. Se tudo correu bem aparecerá EXITO na conexão. A única coisa que vai aparecer FALHA é na Playstation Network (isso resolveremos depois).
8º Se der conflito de IP: Se a conexão deu certo no ps3 após colocar o endereço de IP manualmente, pode ser que o PC acuse um conflito de IPs já que ambos os aparelhos estão usando o mesmo. Tente fazer o seguinte: Agora que o Ps3 já está se conectando, vá novamente nas configurações de rede – conexão a internet – Fácil - Sem fio – e escolha tudo automático. O PS3 vai buscar a conexão novamente, mas como você já colocou os números todos ele vai automaticamente colocar outro IP e resolver o problema do conflito com o PC. Pois agora dá para fazer tudo automático já que na primeira vez colocamos tudo manual para funcionar.
9º Playstation Network FALHOU: Quando você testa sua conexão tudo deve dá EXITO, menos a Network. Isso porque você precisa ter um nome de usuário e senha registrado no site da Playstation Network para poder entrar com um nome nos jogos online.
Entre no site Playstation@Network e crie uma conta (é gratuita) nome de usuário (email.com) com uma senha. Depois basta usar esse email e senha e cadastrar dentro do ps3. Mas para desfrutar de todas possibilidades é necessário criar conta americana “.com” e colocar um endereço dos EUA. Há alguns pela internet com CEP e tudo. Pois a PSN brasileira é ainda limitada e você não consegue ver tudo o que está disponível para baixar. Obs: Mas se você tiver uma conta “.com” e colocar o endereço do Brasil mesmo, não tem problema para jogar online, poderá jogar da mesma forma.

10º Para instalar a internet com o cabo direto no ps3, os procedimentos de conexão são quase os mesmos.
Ufa! Acho que terminamos!

Um comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...