domingo, 3 de março de 2013

Os Vingadores (Avengers) – Matéria Especial


Os Vingadores é um grupo de super-heróis da Marvel. Em Os Vingadores (o filme) alguns dos maiores heróis se unem para salvar o planeta Terra, Homem de Ferro, Thor, Capitão América, Hulk, Gavião Arqueiro e Viúva Negra. Comandados por Nick Furi da agencia S.H.I.E.L.D precisam deter uma invasão ao planeta comandada por Loki.

   No decorrer dos anos nas Histórias em Quadrinhos (HQ) o grupo Os Vingadores já teve muitas formações, algumas que ninguém sabe. No filme a formação é com Homem de Ferro, Thor, Capitão América, Hulk, Gavião Arqueiro e Viúva Negra, mas o que muitas pessoas que só assistiram ao filme e não acompanham as HQ não sabem, é que outros heróis famosos já fizeram parte dos Vingadores ou ainda fazem parte nas HQ, entre eles o Homem-Aranha e Wolverine. Uma das primeiras formações do grupo também havia a Vespa e o Homem-Formiga.

Há pouco tempo os Vingadores sofreram uma cisão nas HQ já que eles se dividiram em 2 grupos, os que aceitavam o registro do governo liderados pelo Homem de Ferro e os que não aceitavam – Os Vingadores Secretos – liderados pelo Capitão América. Após uma era sombria os Vingadores voltam conhecidos como os Novos Vingadores compostos por: Homem-Aranha, Wolverine, Luke Cage, Miss Marvel, Coisa (do Quarteto Fantástico) e Jessica Jones. Seria muito interessante se no próximo filme dos Vingadores incluíssem o Homem-Aranha e o Wolverine, a equipe ficaria ainda mais incrível.

Os Vingadores, personagens do filme:
Homem de Ferro: É um milionário genial que após uma explosão ficou com estilhaços perto do coração, e para se manter vivo precisa de um mecanismo que impede que os fragmentos perfurem seu coração, então Tony Stark precisa conviver com um mecanismo elétrico em seu peito. 

Thor: É um Deus Asgardiano, filho de Odin e seu irmão adotivo é o malvado Loki Deus da trapaça e da mentira. Asgard fica em uma dimensão oposta a Midgard (Terra). Thor usa seu martelo mitológico chamado de Mjolnir que invoca trovões e relâmpagos. Nas HQs Thor fica por um tempo na Terra, sem memória já que ela é retirado por Odin, para que Thor aprenda a ser um Humano.

Capitão América: Steve Rogers é Soldado que nos anos 40 participou de um projeto do Supersoldado onde usaram soro especial com radiação o que lhe concedeu algumas habilidades. Acabou congelado e foi ressuscitado anos mais tarde quando passou a ser o líder dos Vingadores. A Marvel foi inteligente ao se preocupar em fazer a ligação do final do filme do Capitão America com o filme dos vingadores, tudo pensado para unir as 2 histórias. Desde que a HQ do Capitão América foi publicada pela primeira vez em 1941 vários lutadores já assumiram o manto de Capitão América já que Steve Rogers acaba morto. Mas Steve volta anos mais tarde sendo ressuscitado. Não se sabe como a Marvel irá lidar com isso nos próximos filmes, se deixará Steve Rogers como Capitão ou outro irá assumir sua identidade, nas próprias HQ devido aos diversos roteiristas desde os anos 40 houve muita confusão cronológica sobre quantos homens já assumiram o manto de Capitão.

Hulk: O inteligente cientista Bruce Banner após uma explosão envolvendo raios Gama passou a desenvolver uma personalidade agressiva, mas não apenas isso, quando sente raiva transforma-se no poderoso Hulk. Segundo seu criador, Hulk foi inspirado no Livro O Médico e o Monstro.

Gavião Arqueiro: Clint Barton já foi um vilão que lutou contra o Homem de Ferro mesma época em que se envolveu com a Viúva Negra, mas se regenerou e entrou para Os Vingadores. É um mestre no Arco e Flecha.
Viúva Negra: Também já foi a vilã do Homem de Ferro, mas mais tarde namorou outro herói o Demolidor.   

    O filme é incrível e esperamos que Os Vingadores 2 consiga ser ainda melhor. A Marvel planejou muito bem ao fazer filmes dos heróis já pensando em juntá-los nos Vingadores, diferente dos filmes da DC – Batman, Super-Homem – que além de serem mais fracos, não possuem ligação nenhuma com a Liga da Justiça, filme que será produzido em breve.
    O Oscar 2013 provou novamente que os filmes vencedores são pré-definidos já que nunca, nenhum filme de super-herói ganha prêmio. Sabemos das regras do Oscar em que só filmes ruins, ou musicais podem ganhar o prêmio, ou filmes que o voto foi adquirido por jurados amigos dos produtores.
    Os Vingadores deveria ao menos ter ganhado o Oscar de efeitos visuais, o filme é incrível e nenhum foi capaz de conseguir a mesma qualidade, quer dizer, exceto O Hobbit com igual qualidade, mas como os filmes vencedores já estavam pré-definidos sabíamos a mais de 1 ano que o filme Os Vingadores não levaria o Oscar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...