terça-feira, 25 de abril de 2017

XCOM: Enemy Unknown - dicas/guia para o modo impossível e dicas importantes (parte 1)



Com a vinda do XCOM 2 resolvi escrever algumas dicas para quem ainda quer terminar o XCOM 1, já que considero um ótimo jogo de estratégia.

As dicas que vou dar valem para jogar no modo Impossível, ou também com o Ironman ligado. Funcionam, pois terminei o jogo nos 2 modos.

Primeiro lugar e o mais importante que você deve saber sobre a estratégia é que você perde o jogo se tiver perdido 8 países. Sabe aquelas barrinhas de pânico que iniciam em azul e conforme vão enchendo vão ficando vermelhas? Elas que fazem você perder o jogo. Toda vez que chegar ao final do mês (dia 30 ou 31) e você estiver com algum país em vermelho você irá perdê-lo e quando perder 8 será game over.  A única forma de manter os países é reduzindo o nível de pânico. 

Para reduzir o nível de pânico dos países há 3 formas: 1º lançando satélites sobre o pais, 2º fazendo missões de pânico, mas neste caso você escolhe entre 3 países, e só poderá salvar um deles, os demais irão aumentar o pânico, 3º as missões do concil sempre irão reduzir o pânico, por isso faça sempre as missões dele. O problema é que são aleatórias, mas deve aparecer ao menos uma por mês. 

Lançando satélites: É o mais importante do jogo, mais importante que as próprias missões. Ao lançar um satélite você retira o pânico daquele país e não o perde no fim do mês. E ainda, cada país com satélite aumenta o dinheiro no fim do mês, fornece mais engenheiros e cientistas e ainda se tiver um continente completo receberá bônus do continente. Então quanto mais países com satélites mais vantagens você terá.
Quando lançar um satélite? Primeiro, você só poderá lançar satélites se construir um Satélite Uplink, então a primeira coisa que você deve fazer no inicio de cada mês é construir ao menos 1 uplink, ele vai demorar alguns dias para ser construído, podendo levar uns 15 dias, ou seja, se você esperar até o meio do mês para construir corre o risco de não ficar pronto a tempo até o final do mês e só poderá ser usado no mês seguinte. Vá planejando a posição das construções, isso também é importante, construções iguais construídas lado a lado fornecem bônus, no caso dos uplinks, se ficarem adjacentes você irá ganhar espaço extra para lançar satélites.

Lembrando que no inicio do mês além de mandar construir o uplink você também deve comprar o satélite que será lançado, compre sempre uns 2 ou 3 a cada inicio de mês. No fim do mês você terá o uplink e o satélite prontos para lançamento.
Não se preocupe, você não perde os países no meio do mês, só perde no fim do mês. Então você pode lançar os satélites no dia 29 ou 30. E lance sempre nos países em vermelho com pânico alto.

Recursos: Em minha opinião os recursos mais importantes do jogo são os engenheiros e o dinheiro.
- Você sempre precisará de mais engenheiros para construir novos uplinks. Como adquiri-los? Você pode adquirir engenheiros construindo Workshops. Construa ao menos 2 durante o decorrer do jogo. Também pode adquirir lançando satélites e fazendo missões de pânico que dão engenheiros. Quando aparecer missões de pânico você poderá escolher de acordo com o prêmio, eu recomendo sempre escolher aquelas que dão engenheiros ou dinheiro dependendo do que você está precisando mais.

Dinheiro: é ganho no fim do mês, então é necessário planejar a cada mês no que vai gastar. Quando faltar dinheiro você pode adquirir fazendo as missões de pânico ou vendendo recursos no mercado. 

Vendendo no mercado: Têm alguns itens que podem ser vendidos sem medo, como os computadores danificados (damaged escrito ao lado). Também há tanques e comida alienígena que podem ser vendidos, estará escrito em verde que aquilo poderá ser vendido sem problemas.
Já os demais itens você precisa ter cuidado, os computadores bons serão usados para construir e pesquisar coisas, então não os venda. Os corpos dos inimigos eu recomendo vender só se estiver realmente precisando de dinheiro. Mas cuidado para não ficar sem os corpos para serem usados em pesquisas e para adquirir equipamentos. Então recomendo a estratégia de vender apenas os corpos que você possui mais de 8. E lembre que os primeiros inimigos irão se tornar mais raros no decorrer do jogo, então você poderá ficar sem corpos para pesquisas futuras se vender todos.
Não gaste dinheiro comprando a mesma arma ou armadura para todos os soldados, compre apenas 1 de cada tipo, pois conforme vai avançando no jogo você terá novas opções de armas e as antigas serão inúteis, então por exemplo, nunca compre 6 armas iguais. Já as armaduras compre apenas as melhores para os soldados que irão na frente. Os snipers não precisam ter as melhores armaduras se você mantê-los a distancia dos inimigos.

Satélites podem ser perdidos!
Atenção! Os satélites lançados podem ser perdidos se uma nave alienígena derruba-los. A única forma de impedir é derrubando os inimigos antes de atacarem um satélite, eles podem atacar satélite caso você não os enfrente. Enfrente as naves sempre. 

Naves:
Cada mês vá adquirindo e colocando naves nos continentes, não deixe nenhum sem, elas servem para proteger os satélites e derrubar os Ovnis. E assim que possível vá comprando armas melhores para as suas naves. No primeiro mês não precisa se preocupar, mas a partir do segundo já é hora de colocar armas novas. Quando puder, a partir do 3º mês compre boosts para usar nos confrontos entre naves. Basta ter 2 boosts diferentes por mês, você irá usa-los na hora em que as naves irão se enfrentar, usando os boosts geralmente você irá vencer.

Mas quando aparecer o Ovni roxo que faz parte da história você deverá ter pesquisado e construido a nave Firestrom, sem ela não conseguirá alcançá-lo.

Vá fazendo as pesquisas dos computadores inimigos, até o 4º ou 5º mês você precisa liberar para compra a nave Firestrom. É uma nave melhor e mais rápida que você precisa comprar para derrubar os ovnis. Tenha 1 em cada continente, e assim que possível coloque canhão de plasma. Com plasma e 1 boost você vai derrubar tudo o que aparecer e nunca vai perder satélites.

Há objetivos que fazem parte da história, não adianta adiá-los, já que o nível de dificuldade do jogo vai continuar aumentando. Mesmo não avançando na história a cada missão novos inimigos irão aparecer.

Capturar inimigos: (objetivo da história)
Faz parte da história capturar um inimigo no inicio do jogo. O que muitos não sabem é que ao capturar o inimigo você irá ganhar a arma dele. No inicio do jogo é bem útil já que suas armas são inferiores as dos inimigos. Mas precisa pesquisar a arma antes de usar. Outro segredo para capturar com mais facilidade é deixar o inimigo com menos de 50% de saúde. Quanto mais baixa a saúde do inimigo mais chances você terá de capturá-lo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...